Aprovada criação da Rota Turística Caminhos da Neve

28/03/2018

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou por unanimidade nesta terça-feira, 27, o projeto de lei 321/2015, de autoria do deputado Gabriel Souza (MDB-RS), que institui a Rota Turística Caminhos da Neve, na serra gaúcha.

A rota é composta pelos municípios de Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Jaquirana, Bom Jesus e Nova Petrópolis. “Esta aprovação possibilitará que o Estado faça parcerias com a iniciativa privada, municípios e governo federal, para fomentar o turismo sustentável, gerando emprego e renda para a população local”, argumentou o parlamentar.

Entre os objetivos do projeto está a integração turística do Estado do Rio Grande do Sul com o Estado de Santa Catarina, o desenvolvimento sustentável do potencial turístico regional, o fortalecimento, ampliação e desenvolvimento da produção local nas áreas turística, cultural e gastronômica, a implantação de mecanismos de educação ambiental e incentivo aos empreendimentos turísticos e o incentivo à organização produtiva das comunidades locais relacionadas ao turismo, ao artesanato e a geração de novas fontes de emprego e renda.

A aprovação na Assembleia aconteceu no mesmo dia que o senado federal aprovou a federalização da Rota – projeto do deputado Alceu Moreira – que possibilitará a aplicação de recursos federais.