Aumento de internações por Covid-19 no Litoral preocupa deputado Gabriel Souza

20/11/2020

Covid-19 no LitoralParlamentar participou nesta sexta-feira do anúncio do Estado de recursos para Operação RS Verão Total na Saúde

O deputado Gabriel Souza (MDB) representou a Assembleia Legislativa no anúncio de recursos para a Operação RS Verão Total na Saúde, atividade realizada na manhã desta sexta-feira (20/11) pelo Governo do Estado. O repasse antecipado de quase R$ 6 milhões para a área da saúde foi destacado por Gabriel, que há meses aponta o risco de maior incidência de Covid-19 nos municípios do Litoral Norte.

“Nossos leitos destinados aos pacientes de coronavírus nos hospitais do Litoral Norte estão com 100% de ocupação, é um quadro preocupante. O aumento no número de casos na região já vinha se desenhando nos últimos meses e, com o aumento do calor e proximidade do verão, se confirma. Por isso, essas ações do Executivo vêm ao encontro do que a sociedade precisa. A Assembleia é parceira do Executivo para que todas as medidas de combate ao coronavírus e de prevenção sejam ampliadas”, reforçou Gabriel.

Em setembro, o deputado participou da entrega de mais cinco leitos para o Hospital Tramandaí, possibilitando ao hospital ter 11 leitos de UTI exclusivos para tratamento de Covid-19. Na ocasião, Gabriel destacou a necessidade de união dos poderes em ações como essas, voltadas à prevenção e destinação de repasses para os hospitais, para que mais vidas possam ser salvas.  O recurso, que será liberado pelo governo do Estado em duas etapas (uma na próxima semana e a outra em dezembro), é destinado a 46 municípios do litoral Norte e Sul, da Serra e da Fronteira para o enfrentamento à Covid-19.

“Neste quadro de pandemia, se torna mais relevante que essas cidades tenham estrutura para poder fazer o trabalho da vigilância sanitária, buscando reduzir o contágio de coronavírus, com ações de prevenção e fiscalização, e até o atendimento à população que eventualmente precisar”, afirmou o governador Eduardo Leite.

A Operação RS Verão Total tem abertura prevista para 19 de dezembro, em Capão da Canoa, e encerramento em 28 de fevereiro de 2021, na praia do Cassino. No entanto, por conta da pandemia, a área da saúde da Operação foi ampliada para quatro meses, começando em novembro e seguindo até março.

OPERAÇÃO VERÃO TOTAL NA SAÚDE

• Transferência de recursos financeiros no valor de R$ 5,9 milhões a serem repassados em duas parcelas a municípios e entidades hospitalares impactados pelo aumento populacional entre novembro de 2020 e março de 2021, especialmente devido à pandemia de coronavírus.

• Os incentivos financeiros da Operação Verão Total RS abrangem municípios do Litoral Norte e Sul, da Serra e da Fronteira com maior impacto turístico no Estado.

• Os incentivos às ações de vigilância em saúde e atenção pré-hospitalar às urgências e emergências, como o Samu, serão destinados a todos os municípios incluídos na portaria.

• Os incentivos à urgência e emergência hospitalar – porta de entrada serão destinados a hospitais de referência do Litoral Norte e Sul.

HOSPITAIS QUE RECEBERÃO RESPIRADORES (6)

  • Hospital Santa Luzia (Capão da Canoa)
    São Vicente de Paulo (Osório)
    Santa Casa de Misericórdia de Rio Grande (Rio Grande)
    Irmandade da Santa Casa de Misericórdia – Hospital Santo Antônio (Santo Antônio da Patrulha)
    Hospital Beneficente Nossa Senhora dos Navegantes (Torres)
    Hospital Tramandaí (Tramandaí)

MUNICÍPIOS DO LITORAL NORTE E SUL CONTEMPLADOS COM RECURSOS:

Torres
Cristal
Tramandaí
Pelotas
Imbé
Rio Grande
Arroio do Sal
Santo Antônio da Patrulha
Capão da Canoa
São Lourenço do Sul
Osório
Tapes
Terra de Areia
Arambaré
Xangri-lá
Barra do Ribeiro
Cidreira
Palmares do Sul
Balneário Pinhal
Santa Vitória do Palmar
Mostardas
Tavares
São José do Norte
Jaguarão

Com informações: Secom/RS

COMPARTILHE: