Caminhos da Sustentabilidade – destinação dos resíduos em debate nesta quinta-feira

Documentário sobre coleta de lixo no Rio Grande do Sul será apresentado pelo gabinete do deputado Gabriel Souza

06/09/2020

Encontro será realizado no próximo dia 10 de setembro, às 14h

Como o Rio Grande do Sul realiza a coleta, o armazenamento e a destinação dos resíduos sólidos urbanos – lixo domiciliar – dos 11 milhões de gaúchos? Da nossa casa até o aterro sanitário, qual é o caminho?

Para tratar essas e outras questões atreladas ao descarte de lixo e conservação ambiental, a subcomissão de aterros sanitários do RS, vinculada à Comissão de Saúde e Meio Ambiente, juntamente com o gabinete do deputado Gabriel Souza e em parceria com a Assembleia Legislativa, promove o Caminhos da Sustentabilidade – a destinação dos resíduos sólidos no RS, na quinta-feira, dia 10 de setembro, a partir das 14h.

“Debater o destino dos resíduos sólidos produzidos nas nossas cidades é um tema do presente e do futuro. É uma temática que faz parte da vida de todos os gaúchos, já que produzir lixo é uma ação da atividade humana”, explica o deputado Gabriel Souza, que esteve visitando inúmeros pontos do Estado e fora dele, como São Paulo, em Caieiras – no maior aterro da América Latina. O diagnóstico produzido durante os quatro meses de trabalho da subcomissão está no documentário Cidades do Lixo.

 “É um trabalho pioneiro realizado por uma subcomissão. Mostra que estamos atentos aos mecanismos de coleta, destinação e reutilização dos materiais. Buscamos entender o processo, a burocracia, o custo e as alternativas adotadas pelos municípios gaúchos e, assim, encaminhar diretrizes para um Estado mais consciente”, destaca o deputado.

O encontro será no formato híbrido, com a participação de convidados de forma presencial e virtual, e contará com o lançamento do documentário, produzido pelo gabinete do parlamentar.

Participações

No Teatro Dante Barone, a atividade terá a presença do deputado estadual e relator da subcomissão, Gabriel Souza; do promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini; da diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann e do diretor presidente da CRVR – Cia Rio-Grandense de Valorização de Resíduos, Leomyr Girondi. Todos os protocolos de segurança de saúde serão adotados para o evento.

De forma virtual, participam o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo; a deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Zilá Breitenbach; os membros da subcomissão, deputados Edegar Pretto, Dr. Thiago Duarte e Vilmar Lourenço; o presidente da Famurs, Maneco Hassen e a presidente da Fundação Gaia, ambientalista Lara Lutzemberger.

Assista ao teaser do documentário:

COMPARTILHE: