Com assinatura de 19 deputados, Gabriel Souza protocola pedido para realização de plebiscito

02/06/2017

Depois de diversos contatos com os deputados da base na Assembleia Legislativa, o líder do governo, deputado Gabriel Souza (PMDB), acompanhado do deputado Marcel Van Hattem (PP), protocolou no final da tarde desta quinta-feira, 1°, pedido para realização de plebiscito no Departamento de Assessoramento Legislativo (DAL).

O documento, assinado por 19 parlamentares (mínimo regimental exigido), atende todos os requisitos previstos no Regimento Interno da Casa, e pede que seja realizada consulta pública ainda em 2017 para que a população escolha se estatais como CEEE, CRM e Sulgás devam ser alienadas ou sejam mantidas sob o controle do Estado. A principal preocupação do governo, por meio de seu líder, é a necessidade de o Parlamento agilizar o processo e permitir que a matéria seja votada em plenário antes do dia 15 de junho, data limite para que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) possa organizar o plebiscito em novembro deste ano.

“Precisamos que o Colégio de Líderes dê acordo para que o projeto seja incluído na Ordem do Dia, e apreciado em plenário. O que nos causa estranheza é a oposição, encabeçada pelo PT, estar resistente quanto ao tema, já que era um pedido deles a realização da consulta junto aos gaúchos para venda de empresas públicas. Esperamos que nos próximos dias eles decidam nos apoiar, deixando a sociedade fazer essa escolha em 2017, sob pena de vermos algumas dessas estatais falidas se o processo for arrastado até o ano que vem , reiterou Gabriel.

COMPARTILHE: