Daer apresenta relatório sobre situação da ponte Giuseppe Garibaldi

28/03/2018

Deputado Gabriel Souza participou de audiência com técnicos responsáveis pela ponte | Foto: Juliane Pimentel

Seis meses após a primeira reunião com técnicos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para tratar sobre as condições estruturais da ponte Giuseppe Garibaldi, que liga os municípios de Tramandaí e Imbé, o deputado Gabriel Souza (PMDB) participou de uma nova audiência na tarde desta quarta-feira (28), na prefeitura municipal, para discutir as medidas realizadas para manutenção da ponte neste período.

De acordo com o diretor de Infraestrutura Rodoviária, Luciano Faustino, foi realizada uma vistoria especial para diagnóstico da condição estrutural da ponte, através de uma empresa terceirizada contratada através de financiamento do Banco Mundial. Após o estudo, foram efetuadas pela 16ª superintendência regional do Daer medidas para garantir o tráfego e a segurança na ponte. Um dos pontos destacados pelos técnicos do Daer foi a necessidade dos motoristas respeitarem o limite de tonelagem de 23 toneladas.

Após a apresentação dos técnicos, o grupo debateu quais devem ser as próximas medidas a serem realizadas. O deputado Gabriel reforçou a necessidade de garantir a fiscalização efetiva do limite de tonelagem, além de estabelecer rotas alternativas para aqueles veículos que excedem as 23 toneladas. “É extremamente importante respeitarmos este limite para que a sobrevida da ponte seja ampliada e possamos usufruir desse equipamento por mais tempo”, frisou o parlamentar.

Gabriel lembrou também que há uma emenda de bancada federal, no valor de R$ 2,7 milhões, projetada para a construção de uma nova ponte. “É preciso que haja a elaboração do projeto e sabemos que este é um processo demorado, tendo em vista que existe uma série de complexidades a serem vencidas, mas para isso é preciso iniciar”, destacou.

Ainda durante a reunião, os técnicos informaram que a vistoria apontou que algumas vigas do vão oito precisam ser substituídas. Para isso, deverá ser feita licitação para contratação da empresa responsável pela execução dos trabalhos. De acordo com Luciano, o Daer está trabalhando para que até o próximo verão esta obra esteja concluída.

A reunião contou com a presença do prefeito de Imbé,Pierre da Rosa, do vice-prefeito, Ique Vedovato, além de vereadores e lideranças de Imbé e Tramandaí. O superintendente de Obras de Arte Especial, Ricardo Vuaden, o engenheiro fiscal da Superintendência de Obras de Arte Especiais, Breno Silveira, e o superintendente regional de Osório, João Batista, também participaram da reunião.