Deputado Gabriel conhece Central de Tratamento de Resíduos de Giruá

Visita faz parte das atividades da Subcomissão de aterros sanitários da Assembleia Legislativa

15/07/2019

Aterro recebe resíduos de mais de 50 municípios da região noroeste | Foto: Marluci Stein

O deputado Gabriel Souza esteve na manhã desta segunda-feira, 15, em Giruá, para conhecer a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) da cidade. O local, administrado pela Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), recebe a demanda de cerca de 50 municípios da região noroeste do estado, totalizando 350 toneladas de lixo por dia. “Nossa ideia é visitar o máximo de aterros sanitários possíveis no estado e também em outros locais do País para que possamos conhecer novas tecnologias que possam ser aplicadas no Rio Grande do Sul“, explicou o parlamentar, que também é relator da Subcomissão de aterros sanitários na Assembleia Legislativa.

A Central, instalada em 2011 em Giruá, está localizada em uma área de 20 hectares e já possui uma licença para instalação de biogeradores para gerar energia elétrica capaz de abastecer uma cidade de 40 mil habitantes a partir do gás metano que sai do lixo. Segundo a supervisora da unidade, Tassia Fernanda Mos, com os processos de ampliação que estão em andamento o local deverá operar em uma área de 35 hectares. “Nosso objetivo é tornar a central completa, sustentável e com mais tecnologia para atender a região”, reforçou Tassia. 

Também participaram da visita secretários municipais, lideranças da região e a assessoria da deputada Zilá Breitenbach, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente.

Na quarta-feira (17), o relator da Subcomissão visitará o aterro municipal de Cruz Alta, às 15h e na sexta-feira (19), às 10h, o deputado Gabriel visitará a CTR de Santa Maria. As visitas fazem parte das atividades da Subcomissão para conhecer a infraestrutura dos locais e obter subsídios para o relatório que será produzido para construção de uma política estadual de destinação de resíduos sólidos.