Deputado Gabriel propõe Política Estadual de Controle da Leishmaniose

14/05/2018

mosquito sucking blood

Considerada uma das sete endemias mundiais de prioridade absoluta da Organização Mundial da Saúde (OMS), a leishmaniose é uma doença transmitida pelo mosquito-palha e acomete em especial cães, roedores silvestres e o ser humano. Para garantir o controle, a prevenção, o combate e o tratamento da doença, o deputado estadual Gabriel Souza (PMDB) propõe a Política Estadual de Controle da Leishmaniose, através do Projeto de Lei 129/2017.

A proposta inclui a realização de campanhas educativas e de orientação à população, além da distribuição gratuita de coleiras antiparasitárias para uso em cães. “Além disso, propomos campanhas de vacinação de cães soronegativos, além de ações de manejo ambiental e educação ambiental para fins de controle do mosquito-palha e prevenção de contaminação em seres humanos e animais”, complementa o deputado.

O parlamentar ressalta ainda que devido ao aumento no número de casos no estado, é necessário que as estratégias de controle empregadas sejam cada vez mais discutidas por resultar numa mobilização da comunidade em ações sanitárias surtindo na
diminuição do número de casos.