Deputado Gabriel Souza assume 1ª secretaria da Assembleia Legislativa

04/02/2020

Na manhã da última segunda-feira, 3 de fevereiro, durante sessão solene no Plenário 20 de Setembro, foi eleita a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para a gestão 2020/2021. O Legislativo será presidido pelo deputado Ernani Polo (PP) e terá como primeiro secretário o deputado Gabriel Souza (MDB).

Ao falar sobre esse novo ano legislativo, o deputado Gabriel lembrou as votações realizadas em sessões extraordinárias, durante a última semana de janeiro, que permitiram a realização de uma reforma estrutural do Estado. “Fizemos as mudanças necessárias através de muito diálogo, respeitando o tempo da política, da maturação das propostas, permitindo que a sociedade e os deputados pudessem compreender melhor os projetos e o governo avaliar melhorias”, detalhou Gabriel. O parlamentar foi um dos principais articuladores do acordo histórico com o Cpers-Sindicato que viabilizou a aprovação do novo plano do magistério estadual.

Gabriel disse ainda que o governador Eduardo Leite tem sinalizado que irá enviar outras reformas em 2020. “A Assembleia Legislativa deverá ser palco de novas votações importantes neste ano. Respeitando, claro, o tempo político e legislativo de tramitação dos projetos”, afirmou o primeiro secretário. Amigo do deputado Ernani Polo, Souza mandou um recado, através das suas redes, ao novo presidente: “desejo muita sorte e sucesso, porque competência ele tem de sobra”.

Primeira reunião da Mesa Diretora ocorreu nesta terça-feira, 4 | Foto: Joel Vargas

Entre as funções da 1ª Secretaria estão fazer cumprir o regulamento dos serviços administrativos, controlar as despesas de forma participativa, auxiliar a Presidência na execução do plano de auxílios, assessorar o presidente nos trabalhos, apurar votos, assinar a correspondência da Assembleia destinada a Secretário de Estado e outras autoridades de igual hierarquia e fiscalizar a publicação do Diário da Assembleia, entre outras.

Composição da Nova Mesa Diretora

Titulares
Presidente: Ernani Polo (PP)
1º Vice-presidente: Zé Nunes (PT)
2ª Vice-presidente: Franciane Bayer (PSB)
1º Secretário: Gabriel Souza (MDB)
2º Secretário: Dirceu Franciscon (PTB)
3ª Secretária: Zilá Breitenbach (PSDB)
4º Secretário: Luiz Marenco (PDT)

Suplentes
1º Suplente de Secretário: Issur Koch (PP)
2ª Suplente de Secretária: Fran Somensi (Republicanos)
3º Suplente de Secretário: Paparico Bacchi (PL)
4º Suplente de Secretário: Carlos Búrigo (MDB)