Deputado Gabriel visita Central de Tratamento de Resíduos de Santa Maria

Local recebe os resíduos de 40 municípios da região central

19/07/2019

Visita faz parte das atividades da Subcomissão de aterros sanitários da Assembleia Legislativa | Foto: Juliane Pimentel

Em Santa Maria, o relator da Subcomissão de Aterros Sanitários, deputado Gabriel Souza (MDB) conheceu a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) que atende 40 municípios da região central do estado. A visita foi realizada na manhã desta sexta-feira, 19 de julho. “Estamos visitando o máximo de aterros para entender os processos de destinação do lixo urbano e ver quais novas tecnologias podem ser implantadas no Rio Grande do Sul”, reforçou o parlamentar.

Administrada pela Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), a central está localizada em uma área de 24 hectares e recebe cerca de 420 toneladas de lixo por dia, sendo a maior parte, em torno de 50%, proveniente de Santa Maria. O local, que opera desde 2009, ainda possui uma vida útil de mais 10 anos.

De acordo com o supervisor da unidade, Luiz Moacyr de Carvalho Filho, a última nota obtida pela CTR de Santa Maria Leão no Índice de Qualidade de Aterros Sanitários da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) foi 92 pontos, em um total de 100. Além do aterro sanitário, o local conta também com uma usina de triagem e estação para tratamento do chorume – líquido gerado pela decomposição dos resíduos – que, após tratado se transforma em água de reuso, utilizada para irrigação e lavagem de equipamentos, tornando o processo em ambientalmente sustentável. “Com todos os processos, estamos tentando reduzir ao máximo os impactos, garantindo a segurança ambiental da população”, destacou o supervisor.

Também acompanharam a visita o deputado Valdeci Oliveira (PT), o prefeito de Itaara, Cleo Vieira do Carmo, os secretários municipais de Saúde e de Cultura de Santa Maria, Francisco Harrisson e Marta Zanella, o vereador Adelar Vargas (Bolinha), além de outras lideranças da região.