Gabriel é único parlamentar gaúcho a integrar rede de sustentabilidade em 2019

08/03/2019

O deputado participará da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps) em 2019 | Foto: Juliane Pimentel

Movimento pioneiro de defesa da renovação política no Brasil, a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps) anunciou o resultado do processo de seleção de 2019, que contou com cerca de 3.500 inscritos de todos os estados brasileiros e de 33 partidos políticos diferentes. Entre as 64 lideranças escolhidas está o deputado estadual Gabriel Souza (MDB) – único parlamentar gaúcho a integrar o grupo.

O deputado afirma que pretende aproveitar o máximo o seminário de formação para aprender e promover a troca de experiência com os demais líderes. “É uma oportunidade de conhecer novos exemplos de políticas públicas e ações parlamentares que podem ser replicadas no nosso estado, combinando desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental”, diz Gabriel, entusiasmado.

A rede, que busca qualificar os agentes públicos no país, acompanha os participantes com mandato (hoje são cerca de 100, em variados cargos e níveis) e prospecta novos nomes para as próximas eleições. Os novos líderes se juntam agora a mais de 500 em todo o Brasil.

Foram 3.433 inscritos e 64 selecionados. Dentre esses:
– 53% Mulheres;
– 47% Homens;
– 69% Brancos;
– 31% Pretos e Pardos;
– 18 partidos políticos;
– 22 estados da federação.

Sobre os planos político-eleitorais dos selecionados:
• 43% não possuem cargos eletivos atualmente e, desses mais da metade tem interesse em se candidatar a um cargo eletivo já em 2020;

• 57% estão no exercício de cargos eletivos, sendo:
2 Senadores(as);
11 Deputados(as) Federais;
10 Deputados(as) Estaduais;
11 Vereadores(as);
1 Prefeita.