Gabriel Souza apresenta Frente em defesa do ensino superior

02/04/2019

Foto: Galileu Oldenburg

Nesta terça-feira, 2 de abril, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovou a instalação da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, Privadas e Comunitárias do Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado estadual Gabriel Souza, a Frente será um espaço para promover o debate sobre uma educação de ensino superior de qualidade.

O parlamentar destaca que o objetivo é construir alternativas para o fortalecimento das instituições, através da participação da comunidade acadêmica e das entidades ligadas à educação. “Vamos visitar as universidades, convidá-las para participar da nossa Frente para que possamos elaborar um diagnóstico do ensino superior no estado, quais as grandes tendências e os desafios da área”, explica Gabriel.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2018, o Rio Grande do Sul possui 122 instituições de ensino superior, 112 privadas e 10 públicas – entre universidades, centros universitários, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets).