Gabriel Souza defende mais investimentos para atender demanda reprimida da saúde e emergência educacional

O pré-candidato do MDB ao governo do Estado esteve na Zona da Produção nesta sexta-feira (29)

29/04/2022

Em roteiro, Gabriel passou por Ronda Alta, Três Palmeiras, Palmeiras das Missões e encerrou em Carazinho (foto) | Fotos: Joel Vargas

Duas das principais áreas defendidas como prioridade da próxima gestão estadual pelo pré-candidato a governador pelo MDB-RS, Gabriel Souza, a saúde e a educação foram pautas do roteiro do emedebista nesta sexta-feira (29) em cidades da Zona Produção. O deputado estadual esteve em Ronda Alta e Palmeira das Missões, onde tratou de demandas e projetos relacionados. Em Três Palmeiras e Carazinho, o emedebista foi recebido por correligionários da região.

A pauta de Ronda Alta foi saúde e os recursos enviados a partir da mobilização de Gabriel na presidência da Assembleia Legislativa

Na primeira agenda do dia, em Ronda Alta, Gabriel recebeu testemunhos do impacto na saúde dos gaúchos a partir dos recursos de R$ 90 milhões destinados para mais de 250 hospitais do estado. A iniciativa liderada pelo parlamentar enquanto presidente da Assembleia Legislativa, em 2021, contou com apoio de outros órgãos e poderes estaduais. As duas instituições do município, o Hospital dos Trabalhadores e a Associação Hospitalar de Ronda Alta, foram contempladas com valores que foram importantes para o atendimento de pacientes com Covid-19. “Uma iniciativa do nosso Parlamento que ajudou a salvar vidas em um período tão delicado e que comprova a relevância de ações paralelas à elaboração de leis”, explicou.

Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato tem mais de 700 alunos recebendo instruções para atuação no agronegócio

Já em Palmeira das Missões, à tarde, o pré-candidato conferiu as atividades e a estrutura da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato – a maior do RS. Os mais de 700 alunos da instituição aprendem a cultivar alimentos para o próprio abastecimento. Além disso, os estudantes são incentivados com projetos de iniciação científica e participação em feiras estaduais, nacionais, internacionais. “Um exemplo que deve ser reproduzido em todo o nosso Rio Grande. Nosso estado já conta com 26 escolas agrícolas, que têm um importante papel na formação de mão-de-obra qualificada para o campo e o agronegócio gaúcho. Precisamos investir ainda mais nessas instituições que preparam nossos jovens para o mercado de trabalho”, defendeu.

RS tem 26 escolas agrícolas com um importante papel na formação de mão-de-obra qualificada

A escola está localizada nas terras doadas há mais de 60 anos pelo médico veterinário Mozart Pereira Soares, natural do município. Ele também foi técnico agrícola, professor, historiador, poeta, advogado e escritor. “Em 2015, em uma das minhas primeiras ações como deputado na Assembleia, pude prestar uma singela homenagem, com um Grande Expediente, ao centenário do nascimento desta referência profissional”, relembrou Gabriel. A instituição também recebeu a visita do deputado federal Marcio Biolchi, que destinou recursos de R$ 800 mil para apoiar o ensino local com aquisição de veículos e maquinário, e do pré-candidato a deputado estadual Edivilson Brum.

Conferindo as obras do hospital que será referência para 72 municípios da região Norte

No município, Gabriel visitou as obras do Hospital Público Regional (HPR). Com 30 mil m², a casa de saúde será referência para 72 municípios e beneficiará uma população de cerca de 500 mil pessoas, com atendimento de média e alta complexidade. A previsão é de que o complexo hospitalar gere mais de 1,3 mil empregos diretos.

Encontro com emedebistas da Zona da Produção

A construção da unidade partidária segue sendo tratada como prioridade pelo deputado Gabriel Souza. Percorrendo o Rio Grande há mais de um mês como pré-candidato ao governo do Estado, o emedebista já visitou cerca de 50 municípios. Nesta sexta-feira, acompanhado do deputado federal Márcio Biolchi, ele participou de encontros partidários no almoço em Três Palmeiras e um jantar regional da Zona da Produção em Carazinho – terra natal de Biolchi. À noite, os deputados Gilberto Capoani, Tiago Simon e Vilmar Zanchin e os pré-candidatos Clair Kuhn e Edivilson Brum também acompanharam o encontro.

Finalizando o roteiro desta sexta-feira em Carazinho

Cidades administradas por emedebistas – em Três Palmeiras pelo prefeito Claumir Cesar de Oliveira, o Magal, e em Carazinho pelo prefeito Milton Schmitz -, Gabriel afirmou que as gestões são exemplos de desenvolvimento e responsabilidade com as contas públicas. “Assim como nas nossas famílias, em que as despesas não podem ser maiores que o orçamento, no Estado ou nos municípios também não é possível gastar mais do que se arrecada, sob pena de não garantir os investimentos básicos para a população”, defendeu.

Gabriel também afirmou que no seu plano de governo irá priorizar quatro áreas que ele considera essenciais: a educação que ficou dois anos sem aulas presenciais e que precisa recuperar o tempo perdido e o déficit da aprendizagem; a saúde que foi tão impactada pela pandemia e necessita de adaptações – não só para sequelas da Covid-19, mas especialmente para a demanda reprimida em outras doenças;  a segurança pública, para garantir à sociedade tranquilidade em seus dias; e infraestrutura para gerar emprego e renda que, segundo ele, ainda é o melhor programa social que existe.

Clique aqui e veja todas as fotos no Flickr