Hospital de Osório inaugura 10 novos leitos de UTI

Deputado Gabriel Souza articulou junto ao Estado a liberação dos novos leitos

27/04/2020

Foto: Divulgação

A segunda-feira, 27 de abril, começou com boas notícias para o Litoral Norte. O Hospital São Vicente de Paulo, de Osório, inaugurou nesta manhã os 10 novos leitos de UTI que foram habilitados pelo Ministério da Saúde no início do mês. O deputado estadual Gabriel Souza, que articulou junto ao Estado a liberação dos novos leitos, reforçou a importância do aumento da capacidade de atendimento da instituição. “Diante desta pandemia de Covid-19, todos os nossos esforços são no sentido de garantir que a população tenha o atendimento adequado, caso necessite”, disse Souza.

Além dos novos leitos de UTI, o Hospital realizou a contratação de funcionários para atender exclusivamente o setor. A equipe inclui 24 técnicos de enfermagem, cinco enfermeiros, uma responsável técnica de enfermagem, um médico plantonista 24 horas, um médico que fará a rotina médica e um médico responsável técnico, além de fisioterapeuta, assistente social, psicóloga  e outras especialidades.

“A inauguração dos 10 leitos da UTI do hospital São Vicente de Paulo é um marco para a saúde do Litoral Norte. Essa era é uma luta de muitos anos e agora devido a pandemia conseguimos articular para vinda desses 10 leitos. Além disso, já destinamos R$ 500 mil para a UTI e vamos trabalhar junto ao Ministério da Saúde a possibilidade de aumentar o número de leitos no futuro”, destacou Alceu Moreira.

“Os novos leitos significam muito para a instituição e também para a região. É sempre importante os investimentos em um serviço que vai atender a nossa demanda de alta complexidade”, destacou Maria Seloi da Costa, diretora executiva do Hospital. A diretora explica ainda que o gerenciamento dos leitos será realizado via regulação da secretaria estadual de Saúde.

O deputado Gabriel também reconheceu o trabalho do Estado e da coordenadoria regional de Saúde durante este período de pandemia. “Por enquanto os leitos dos hospitais de Osório, Tramandaí e Torres são suficiente para atender a demanda de Covid-19. Temos um monitoramento diário que vem sendo muito bem realizado e, sendo necessário, com certeza poderemos ampliar nossa estrutura com hospital de campanha”, explicou Souza.

Os kits para instalação de leitos completos de UTI incluem aparelhos como monitor, bomba de infusão, ventilador e cama hospitalar.

Cliquei aqui e confira os números da Covid-19 no Rio Grande do Sul