Hospital de Osório terá 10 leitos de UTI habilitados para atender a COVID-19

18/03/2020

Anúncio foi realizado na tarde desta quarta-feira, em Porto Alegre | Foto: Jussara Cenci

O deputado Gabriel Souza, que integra o Comitê de Enfrentamento ao coronavírus da Assembleia Legislativa, informou que serão habilitados 10 novos leitos de UTI no Hospital de Osório, no Litoral Norte, para atender casos da COVID-19 no Rio Grande do Sul. A confirmação ocorreu na tarde desta quarta-feira, 18 de março, após reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, em Porto Alegre.

O parlamentar explicou que o momento exige agilidade, por isso os leitos que já estão prontos para receber pacientes e que aguardam apenas a habilitação são priorizados. “Habilitar o leito é ter a garantia de repasses permanentes do Ministério da Saúde para sustentar o custo para que ele possa operar, incluindo equipamentos e medicações”, destacou Gabriel, que é membro titular da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, detalhou que Governo do Estado, dentro do seu Plano de Contingência, organizou nesta primeira fase a instalação de 100 novos leitos de UTI no RS. “Nós consideramos a importância de que o Litoral tivesse aumentado sua capacidade instalada para este período que certamente teremos 5% dos casos de coronavírus necessitando de internação em UTI. É importante que que a região possa acolher estes pacientes o mais próximo possível de suas residências”, reforçou Arita.

Sobre a situação do Rio Grande do Sul no enfrentamento ao coronavírus, Gabriel disse que, embora a doença não tenha um índice alto de letalidade, a proliferação da COVID-19 ocorre de maneira muito rápida, o que pode levar a rede de saúde ao colapso. “Reforço que o momento é de cuidarmos da população idosa, evitarmos o contato físico e lavarmos bem as mãos. Não podemos deixar o vírus se propagar rapidamente para não superlotar o nosso sistema de saúde”, afirmou o deputado.

Segundo o Ministério da Saúde, os equipamentos para colocar os novos leitos em funcionamento no Hospital de Osório já estão a caminho e devem chegar nesta quinta-feira, 19 de março.

Confira o recado da secretária Arita Bergmann:

 

COMPARTILHE: