Hospital de Tramandaí ganha 10 novos leitos de UTI para enfrentamento da Covid-19

A instituição – referência em atendimento no Litoral Norte – passará a contar com 31 leitos de UTI

25/02/2021

O Hospital de Tramandaí ganhou 10 novos leitos de UTI cedidos pelo Governo do Estado para o enfrentamento da Covid-19. O anúncio foi feito pela secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, em ato virtual conduzido pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), nesta quinta-feira, 25 de fevereiro. Cinco unidades já estão em funcionamento e os outros cinco serão entregues ao longo do dia – todos foram equipados com respiradores, camas e monitores enviados. Ao todo, a instituição – referência em atendimento no Litoral Norte – passará a contar com 31 leitos de UTI.

“É uma importante iniciativa, em um dos momentos mais desafiadores para a saúde do nosso Estado e, sobretudo, na região do Litoral Norte, que nesta época costuma receber o dobro ou mais de sua população devido ao veraneio”, afirma Gabriel. O parlamentar, que é natural de Tramandaí, agradeceu o investimento, lembrando que em um ano, o Hospital de Tramandaí teve seu total de leitos mais do que triplicado. Até o início de 2020, a casa de saúde possuía 10 unidades.

Arita destacou que toda a região teve o número de leitos triplicado, totalizando 74. “O governo, em parceria com os municípios e hospitais, abriu 49 novos leitos no Litoral Norte durante a pandemia. Mas isso não está sendo suficiente. Para evitar que as pessoas precisem ser internadas, é preciso investir em prevenção”, ressaltou a secretária da Saúde.

Hospital de Tramandaí – O Hospital Tramandaí é um hospital público de 145 leitos que está sob gestão da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, por meio de convênio com a Secretaria Estadual de Saúde, desde julho de 2011. É referência microrregional para os municípios de Tramandaí, Balneário Pinhal, Imbé e Cidreira.

Presenças – Também participaram do ato a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da Secretaria da Saúde (SES), Lisiane Fagundes, o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, prefeitos de municípios do Litoral Norte e representantes de instituições hospitalares da região.