Leitos da saúde mental do Hospital de Ijuí serão mantidos

Deputado Gabriel Souza articulou o repasse de mais de R$500 mil à instituição

17/05/2019

Deputado Gabriel Souza e vereador Ricardo Adamy em visita ao HCI em abril de 2017.

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou na última quinta-feira, 16 de maio, a liberação de R$ 538.570,56 para a manutenção e funcionamento dos oito leitos que atendem a saúde mental no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). O recurso, proveniente do Fundo Nacional de Saúde, foi liberado a partir da articulação do deputado Gabriel Souza, em conjunto com o vereador Ricardo Adamy.

De acordo com a portaria 924, de 15 de maio de 2019, o serviço está habilitado para o atendimento de pessoas que possuam sofrimento ou transtornos mentais e com necessidades de saúde decorrentes do uso de drogas ou álcool. Segundo o vereador Adamy, a Câmara de Vereadores de Ijuí elaborou um ofício, assinado por todos os vereadores, solicitando um prazo de 60 dias para que o HCI esperasse uma decisão antes do fechamento dos leitos. “Graças a essa sensibilidade de ambos os lados, tivemos um final feliz”, celebrou.

O deputado Gabriel também comemorou o repasse do valor que garantiu a manutenção das unidades de atendimento. “Sabemos da importância do Hospital de Caridade de Ijuí para toda a região Noroeste, por isso nosso mandato se dedica para que essas instituições sejam prioridade para o estado”, destaca.