Projeto que institui política de educação digital nas escolas gaúchas será sancionado nesta quarta

Uma sanção em ambiente virtual para o projeto de lei que institui a Política de Educação Digital nas Escolas do Estado. É o que acontecerá nesta quarta-feira (4/11), quando o governador Eduardo Leite fará a videoconferência, ao final da tarde, para sancionar o PL 404/2019, de autoria do deputado Gabriel Souza (MDB) e Vilmar Zanchin (MDB).

A proposta pretende incentivar o uso saudável da internet, com diálogo nas salas de aula, fomento de cursos aos professores, parcerias com entidades, debate sobre bullying, estimulando a troca e abordagem de conteúdo virtual na rede básica (pública e privada) de ensino gaúcha.

Para Gabriel, a relação com a internet precisa se dar de forma saudável. “Quanto mais conscientes estivermos sobre os conteúdos, mais faremos bom uso deles. Com medidas que possibilitem o conhecimento, os mecanismos de acesso, identificação de fake news. A busca por emprego, por roteiros turísticos, por cursos, gastronomia, reservas de viagens, as operações financeiras, os relacionamentos afetivos estão fortemente condicionados a aplicativos. Temos a nossa vida física, entretanto a virtual demanda muitas horas do nosso dia. Então, nada mais coerente do que estabelecer uma política que permita a prática saudável dos meios digitais”, destaca o deputado.

Para Gabriel, a pandemia apenas acelerou um processo que ele vinha se dedicando há tempo. “Ano passado, estive em Utah, nos Estados Unidos, juntamente com o deputado Vilmar Zanchin. Foi a partir das experiências colhidas em solo americano que vim disposto a dividir com a sociedade gaúcha, fazendo com que o tema se transformasse em projeto de lei. Conversei com Michelle Linford, diretora-executiva da Epik Deliberate Digital, sobre os avanços alcançados com as políticas de educação digital nos EUA. Falamos sobre o envolvimento da família e comunidade, e do quanto esse processo de inclusão, quando feito de modo coletivo permite a todos maior segurança.”

O projeto de lei que institui a política de educação digital nas escolas foi aprovado no último dia 7 de outubro por unanimidade pela Assembleia Legislativa. A votação também se desenrolou de maneira virtual.