Secretaria da Saúde garante mais respiradores para os hospitais do Litoral Norte

Deputados Gabriel Souza e Alceu Moreira reforçam a necessidade de ampliação dos leitos de UTI na região

01/07/2020

Reunião com a secretária Arita foi realizada nesta quarta-feira, 1º de julho | Foto: Juliane Pimentel

O deputado Gabriel Souza (MDB) esteve pessoalmente na Secretaria Estadual de Sáude (SES) nesta quarta-feira, 1º de julho, em reunião com a secretária Arita Bergmann para reivindicar a abertura dos novos leitos de UTI para a região. O deputado federal Alceu Moreira (MDB) também participou de forma virtual. A secretária garantiu aos hospitais de Tramandaí e Osório mais cinco respiradores para cada instituição – o equipamento é fundamental para pacientes que não conseguem respirar sozinhos e seu uso é indicado nos casos graves da Covid-19.

Apesar do Litoral Norte ter ampliado em 80% a sua capacidade de leitos de UTI para atendimento de pacientes Covid-19 desde o início da pandemia, o deslocamento de milhares de gaúchos para as praias na quarentena, muitos por tempo indeterminado, tem reforçado a necessidade de habilitação de mais leitos na região.

O deputado Gabriel defendeu que a estratégia de combate à Covid-19 no Litoral seja elaborada considerando o dobro da população permanente, em virtude do aumento exponencial da população. Sobre os respiradores garantidos pela SES, através do Ministério da Saúde, o parlamentar afirmou que irá buscar os recursos para os demais equipamentos que integram a UTI. “Já estamos articulando junto com o deputado Alceu e comunidade para viabilizar a compra dos demais itens. Nosso esforço conjunto agora é para que estes equipamentos cheguem o mais rápido possível, garantindo assim a abertura dos leitos”, explicou Souza.

Na mesma linha, o deputado Alceu Moreira disse que segue em contato permanente com o Ministério da Saúde para auxiliar na implantação dos leitos. “Conseguimos garantir com a secretária Arita os respiradores para os hospitais de Osório e Tramandaí. Agora, já estamos articulando junto com o deputado Gabriel e com as prefeituras municipais os recursos para aquisição do restante dos equipamentos para a abertura de mais 10 leitos de UTI no litoral”, reforçou Moreira.

Confira o recado do deputado Gabriel no vídeo abaixo:

COMPARTILHE: