Theatro São Pedro receberá homenagem pelos 160 anos

07/08/2018

Na próxima quinta-feira, 9 de agosto, às 16 horas, o deputado estadual Gabriel Souza (MDB) entregará a Medalha da 54ª Legislatura ao Theatro São Pedro. A homenagem é alusiva aos 160 anos deste símbolo da cultura riograndense – completados no dia 27 de junho -, e será realizado no Memorial do Theatro.

A medalha será entregue ao presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antônio Hohlfedt. “O Theatro é um patrimônio público e já foi palco de cenas e momentos inesquecíveis da história. É preciso valorizar e difundir a importância cultura deste símbolo gaúcho”, afirma Gabriel.

LINHA DO TEMPO
1862: o Theatro São Pedro tornou-se definitivamente patrimônio público.

1973: o espaço foi fechado devido às precárias condições de segurança e mau estado de conservação.

1975: Eva Sopher (Dona Eva, como é mais conhecida) assumiu a coordenação das obras de recuperação do teatro.

1982: o Theatro São Pedro transformou-se em fundação, possibilitando a arrecadação de empresas privadas para o desenvolvimento das obras e finalização do projeto. Com a criação da Fundação Theatro São Pedro, em 18 de março de 1982, Dona Eva foi nomeada pelo Governador do Estado, como a Presidente da FTSP.

1984: Porto Alegre celebrou com grande festa a reabertura do TSP, com a presença de célebres artistas, jornalistas, políticos e personalidades ligadas à cultura brasileira.

1985: Criação de uma associação para administrar e auxiliar o estado com a manutenção e preservação da Fundação Theatro São Pedro: a Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP).

COMPARTILHE: